Notícias

Como a cidade de Mogi das Cruzes está promovendo a educação inclusiva em suas escolas?

De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, a educação é um direito de todos, sendo que sua promoção é um dever do Estado. Diante disso, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, direcionou diversos recursos para promover uma educação inclusiva, facilitando o acesso a todos seus munícipes. Mas você sabe o que é uma escola inclusiva e qual sua importância? Prossiga com a leitura para saber mais!

Escolas inclusivas: o que são e o que é preciso saber?

O Artigo 205 prevê que a educação é um direito de todos os cidadãos, sem exceção, sendo dever do Estado e da família garantir o seu adequado desenvolvimento. Desse modo, se faz importante a construção de escolas inclusivas que atendam também os alunos com alguma deficiência física ou transtorno cognitivo, possibilitando o acesso à alfabetização e outras habilidades acadêmicas que os introduzam na cidadania e no mercado de trabalho. 

Essas instituições de ensino possuem uma infraestrutura que garantem aos alunos deficientes o acesso à práticas pedagógicas que também atendam às suas necessidades de aprendizado. Portanto, em sua gestão o prefeito Caio Cunha, realizou a entrega da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista (a maior Escola Clínica para autistas do Brasil), além da implementação de rampas de acesso e outros recursos inclusivos em escolas públicas. 

Como é a dinâmica escolar na Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista? 

Levando em consideração a crescente demanda de crianças e jovens diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a dificuldade que muitas instituições se deparam para incluir práticas pedagógicas que atendam as necessidades desse público, a construção da Escola Clínica para autistas se fez iminente em Mogi das Cruzes. O local conta com profissionais especializados e altamente capacitados para atender as crianças e jovens autistas de forma gratuita e humanizada.

O objetivo de Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, foi entregar uma instituição de ensino que contribuísse para a inclusão e o desenvolvimento dos cidadãos com TEA. Assim, a escola em questão conta com salas de terapia ocupacional, espaço destinado para os pais e a realização de vivências, psicologia, fonoaudiologia, ambientes voltados para a educação especial, consultórios médicos e salas de enfermagem. 

Ainda, a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista possui um acesso totalmente gratuito, tendo como prioridade o atendimento às pessoas de baixa renda, inscritas no programa CadÚnico, que vivem em Mogi das Cruzes. Isso possibilita que as famílias em situação de vulnerabilidade, ou situação financeira precária, também consigam o atendimento necessário para o tratamento do TEA. 

Como Mogi das Cruzes leva a educação para comunidades carentes? 

Outro grande feito de Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, na educação inclusiva, foi a inauguração do complexo educacional Escola Viva Jundiapeba. Essa instituição de ensino foi situada em um dos bairros mais carentes de Mogi das Cruzes, contando com uma educação de qualidade com vários recursos disponíveis, o que fomenta o acesso à educação dos cidadãos mais necessitados.

Conclui-se assim, que a promoção da educação inclusiva é fundamental para Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), que investe em projetos com a finalidade de abranger o acesso à educação de todos os mogianos. Logo, há um aumento no desenvolvimento acadêmico dos cidadãos, além de garantir que todos sejam incluídos nas práticas sociais de forma igualitária, não importando suas diferenças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo